Nada funciona se não houver pessoas integradas, portanto o ser humano é o capital mais importante dentro de qualquer empresa. Atualmente temos uma série de máquinas que fazem o trabalho funcionar, mas quando paramos para analisar percebemos que sem pessoas, as máquinas não funcionam.
É de extrema importância valorizar ao máximo cada integrante de um quadro de trabalho, são os colaboradores que fazem a empresa prosperar, adequar ao mercado, acompanhar as tecnologias; são eles que sabem o que o cliente necessita e o que ele quer.
Se a sua empresa não vai bem, invista nos seus funcionários, e eles investirão na empresa e por fim a coisa anda. As organizações precisam de pessoas atualizadas, preparadas globalmente, pessoas de conteúdo para sobressair no desenvolvimento tecnológico; pessoas treinadas a pensar, que conservam o "status quo", e que planejam o futuro da empresa.
Temos visto algumas empresas percebendo o valor dos funcionários, mas isto ainda não é geral, temos que fazer este conceito entrar na mente dos empresários ignorantes, que ainda não perceberam que são as pessoas que fazem a empresa frutificar.
A missão do líder atual não é ficar empurrando tarefas para os funcionários, e sim, fazer com que os próprios funcionários se envolvam nas decisões de fazer, e fazer com eficiência. Estamos na era da informação, na era em que uma cabeça só não consegue acompanhar as mudanças (evolução das coisas). A missão do líder atual é direcionar as pessoas a trabalhar suas habilidades e capacidade intelectual em prol dos objetivos da organização, é envolver as pessoas com as responsabilidades da empresa, para colher o máximo dos resultados que as pessoas podem dar para a organização.
Podemos observar um grande avanço tecnológico nos sistemas empresariais, não dá mais para ficar dirigindo e controlando pessoas, os colaboradores tem que se responsabilizar pelo trabalho, pela empresa, pelos produtos e pelos clientes. Os Administradores precisam mais do que nunca usar os colaboradores das organizações como capital intelectual, como processadores de informações.
Quem executa as tarefas são os mais aptos a adequar os processos a eficiência, portanto entra novamente na massa intelectual.
Passar nos painéis das máquinas e colher os números, é muito fácil, agora fazer melhoria é preciso pensar, tirar da memória das pessoas a própria inovação.
As pessoas necessitam de suporte; precisam ser valorizadas, são elas que movem todo o processo organizacional. Invista nas pessoas que você verá um futuro de resultados positivos, de competição, de posicionamento.
A opinião dos leitores é muito importante, compartilhe um pouco da sua visão, deixando seus comentários abaixo.
Amigo
ResponderExcluirPassei por algo parecido. A ordenhadeira mecanica falhou, e se não tiver um técnico capacitado para resolver o problema da maquina, nada feito.
A máquina substituiu muita mão de obra braçal. Porém, sem a cabeça (humana) para fazer o funcionamento da máquina, não tem trabalho.
abçs
Olá boa noite!
ResponderExcluirRealmente, sem nos humanos as maquinas não são nada, pois nos que controlamos elas. Se um computador para de funcionar, adivinha quem vai fazer ele funcionar... srsrsr.
Abraço amigo
God Bless you
Atualmente são muitas as empresas e até mesmo os Órgãos Públicos que investem no crescimento do funcionário, trazendo cursos, palestras ou ainda ginástica laboral.
ResponderExcluirAcredito piamente no que diz tua matéria.
Nada frutificará se não houver o reconhecimento do indivíduo/funcionário.
Abraços,
Maria Marçal - Porto Alegre - RS
é sempre bom,
ResponderExcluirlembrar q maquinas
naum pensam
sempre vai ser preciso
de uma mente humana
bjim
Olá amigo Marcos Aleixo,
ResponderExcluirExcelente sua matéria. Parabéns!
As máquinas ajudam e muito, mas, sem a presença intelectual do ser humano e a sua merecida valorização, de nada adianta.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian
Parcerias surgem por meio da confiança. E sonseguimos a confiança de alguém quando reconhecemos o valor da outra e nos dispomos a agregar valor ao que ela faz. Nos tempos de hoje, de 2010, é preciso sairmos de nós e ir buscar no outro o que nos complementa em nossos projetos. É preciso flexibilidade e humildade suficiente para entender que precisamos dela.
ResponderExcluirEstou te seguindo!
Um abraço.
Ola
ResponderExcluirMarcos
Uma maquina nunca pode substituir o valor do ser humano.Pois quem criou a maquina foi o homem.
bjs
joana
Olá!
ResponderExcluirAdorei a postagem e tem toda razão! Nunca se deve confiar em apenas máquinas, porque quem as executa na verdade são os seres humanos, as pessoas. Uma empresa de pessoas vale muito mais que uma empresa de máquinas em operação...
bjinhus
o reconhecimento pessoal é a alavanca para o crescimento empresarial.
ResponderExcluirbelo post.
abraços.
Olá Marcos!
ResponderExcluirÉ preciso um profissional com habilidades para motivar seus funcionários.
Ser um empreendedor é entender que as máquinas são as ferramentas para flexibilidade da produção, mas o sucesso está na execução, nas pessoas que as operam.
Ótimo post.
Abraço!
Oi, estou seguindo o Blog "JESUS CONTA COM VOCÊ" e acho que você pode se interessar por ele também. Para conferir, use o link abaixo:
ResponderExcluirhttp://jesuscontacomvc.blogspot.com/
A Era da Informação, ou do Conhecimento, está colaborando para disseminar o pensamento de que o Capital Humano ou Intelectual é um dos bens mais valiosos das organizações.
ResponderExcluirE realmente é.
Só falta seguir os princípios desta nossa era e espalhar entre as comunidades empresariais - publicas e privadas - que o compartilhamento de idéias, os conhecimentos indivíduais e a criação do conhecimento dentro das organizações podem contribuir significativamente para o sucesso organizacional.
E parabéns pela matéria.
Rodrigo Müller
@rodrigomuller20
Para entender que o ser humano é pleno e que todos gostam de executar um trabalho não alienado, temos que nos despir de preconceitos. Criar possibilidades é o nosso desafio para fazer do trabalho um bem de desenvolvimento humano!!!!
ResponderExcluir