Com a integração econômica, social, cultural e politica os produtos ficaram mais acessíveis, permitindo o consumidor comunicar com facilidade tanto dentro como fora do mercado nacional. As empresas por sua vez, se depararam com turbulência e mudança radical devido a expansão do mercado e o poder nas mãos do consumidor.
A formação de uma aldeia global, permitiu que os países abrissem as portas para novos seguimentos de mercados, aproximando e interagindo as empresas e consumidores. Os países tiveram a oportunidade de sair de seus mercados saturados para uma tremenda expansão capitalista com oportunidade de realizar transações financeiras e expandir os negócios para mercados emergentes.
Chegou a hora de entrar para guerra ou fechar as portas, as empresas que não quiseram sair de seus mundinhos mediocres e fechados, simplismente fecharam suas portas deixando a batalha e a vitória para as que se dispuseram a inovar e interagir com o mundo.
As empresas de nível global tiveram que se preocupar em atender os desejos e necessidades dos consumidores a fim de expandir seus mercados, gerar receita e prevalecer diante da concorrência.
O desafio é resolver o problema do cliente de forma eficiente onde ele estiver, com isso entra também o transporte logístico e a comunicação, as empresas com déficits nestas áreas não conseguem manter uma boa imagem no mercado.
O resultado foi o aprimoramento das empresas que adaptaram a nova realidade comercial, que desempenham produtos e serviços que vão de encontro com os desejos e necessidades dos consumidores, tiveram oportunidade de negócios em mercados distantes e emergentes com aperfeiçoamento da tecnologia. Já os consumidores tiveram a chance de escolher o quê e onde comprar o produto de seu interesse e com a qualidade e designer desejado.Todo mundo ganhou com isso, exceto os que não quiseram entrar no barco e preferiram ficar estagnados sendo engolidos pelas mudanças e inovações.
Site consultado:
http://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o
Eu creio que muitas empresas, mesmo que pequenas, já estejam atentas a nova realidade global. A informação temsido massiva e constante. Até mesmo em cidades pequenas já é possível notar mudanças.
ResponderExcluirBom domingo.