quarta-feira, 9 de junho de 2010

A eficiência da Administração de Marketing

No Brasil é notável a falta de investimento no marketing, principalmente nas empresas de pequeno porte. A concorrência aumenta a cada dia,e quando observamos e vivenciamos estes aspectos, temos em nossa mente uma certeza de que não vale mais os métodos antigos para os tempos atuais.Tudo mudou, os concorrentes antigos que estão de pé , estão mudando para se sustentar e manter suas marcas posicionadas no mercado.
O marketing surgiu para suprir uma necessidade do mercado,é uma estratégia usada para divulgar o produto, um meio de relacionar mercado e organização através da informação, usado para familiarizar a marca com os consumidores,não simplesmente para “fazer o cliente comprar o que não quer com dinheiro que não tem”, mas para apresentar um produto, que atende os desejos e necessidades dos clientes.
O marketing que não era de boa imagem e considerado desnecessário nos tempos antigos, é o meio mais eficiente e aprovado para divulgação de um produto e desenvolvimento de empresas, sem ele é impossível fazer uma empresa prosperar . Com uma boa aplicabilidade de marketing é possível entender e atender o mercado,uma vez que lida diretamente com empresas e consumidores, o cliente é a razão da existência de qualquer empresa,por tanto é de suma importância que a empresa saiba quem são seus clientes e o que eles desejam, para satisfazer suas necessidades e conseqüentemente alcançar recursos financeiros.
Quando estudamos a realidade do mercado e procuramos entender os clientes modernos, percebemos que para conquistar e fidelizar os clientes a uma determinada marca, é imprescindível usar estratégias que englobam os fatores que o mercado interessa, entre eles temos,inovação, qualidade, preço baixo,satisfação e retorno esperado.Os clientes estão cada vez mais informados e exigentes, como as empresas existem para satisfazê-los, eles determinam o que querem e no tempo que querem, se a empresa atendê-los eles se fidelizam, caso contrário eles irão comprar do concorrente que pode ter um diferencial que os satisfaçam.
O mercado está sujeito a certas variações que podem afetar a organização, por tanto é necessário estudar e acompanhar as mudanças, para evitar futuros danos indesejados.Os tomadores de decisões necessitam de informações precisas sobre o andamento do mercado, para isso é importante ter em mão veículos geradores e processadores de informações como, pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar e avaliar dados.
Os consumidores decidem o que comprar devido a uma série te fatores, como cultura, família, vizinhos grupos sociais entre outros, portanto o operador de marketing precisa trabalhar com o publico certo, observando e alinhando, a divulgação do produto direcionado ao mercado adequado. O consumidor não compra um produto se ele não estiver em conformidade com seus desejos e necessidades, devido a esse aspecto é importante estudar o comportamento do público a ser oferecido , para evitar trabalho sem retorno.
É importante que as empresas do mundo moderno, adotem um mecanismo inovador e competitivo, que alterem seus objetivos, estratégias e táticas conforme as necessidades do mercado.O marketing é uma forma de ajudar as empresas a perceber a necessidade de mudar e adequar sempre com mercado e clientes.

Artigo apresentado como requisito da disciplina de Marketing
Deixe seu ponto de vista e /ou crítica, coopere através do seu conteúdo.

5 comentários:

  1. Eu direi de uma forma bem simples que marketing é o conjunto de acções que uma empresa promove tendo em vista a sua valorização aos olhos do consumidor... Fiz-me entender?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Marcos ,
    com certeza o marketing é muito importante na vida de qualquer empresa . Infelizmente as empresas e os pequenos empresários no Brasil quase sempre estão despreparados , por isso quebram antes de completar 2 anos de atividade .

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  3. ah, esqueci de dizer uma coisa =)

    Eu considero o marketing nas pequenas empresas bem mais facil, pois existe mais facilidade em se estabelizar num cero lugar, e as quantias de dinheiro gastas sem bem menores, LOGO, o risco de perda também é menos relevante. O que é preciso é uma empresa ser BOA e mostrar isso ao consumidor

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcos participei na última semana um mini curso sobre Novas Tecnologias em Comunicação Empresarial e discutimos muito sobre a questão do marketing. REalmente muitas empresas têm medo de investir numa progaganda ou plano de comunicação empresarial, não acreditam no retorno que isso irá lhes garantir. Acompanhar as tendências das novas formas de se divulgar uma emrpesa ou produto é importante para aumentar as vendas e clientes e fidelizar os mesmos.
    Interessante seu post, parabéns pela indicação.
    Beijos no coração
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comment ..
    Sempre posto alguma coisa relacionada com mkt .. especialmente em midia social (ultimamente) ..
    Me segue no twitter @marcelmend ...
    Abs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo, o seu ponto de vista é muito importante, lebre-se ao debater um assunto sempre aprendemos mais.

Aleixo files administration

Obrigado pela visita, deixa seus comentários,assim compartilharemos o mais puro conhecimento. volte sempre.