quinta-feira, 3 de junho de 2010

A HORA DO CONSUMIDOR CHEGOU

Chegou a hora de fato, onde as ordens vem do consumidor, é preciso inovar, uma vez que os clientes são exigentes e informados. Para melhor atende-los é preciso conhecer, quem realmente são os clientes e o que eles desejam, para  oferecer os produtos que atendam suas necessidades.
As empresas precisam estabelecer estratégias para lidar com os clientes, para uma empresa sair na frente ela deve dar mais, ir além da esperança,”expectativa” do consumidor, é imprescindível um elo de ligação entre empresa, funcionários, cliente e fornecedor.
O consumidor decide o que a empresa vai produzir, “o cliente não compra qualquer coisa”,portanto a empresa deve procurar sempre, conquistar, ouvir , relacionar, e fidelizar os clientes, procurando satisfazer  suas  necessidades e  desejos , para evitar que os mesmos vão comprar do concorrente que está do lado.O cliente se fideliza  mediante ao retorno satisfatório dos produtos já comprados,  onde ele busca satisfazer suas necessidades material e emocional.
A globalização, o fácil acesso á informação,” redes sociais” ,entre outros, cooperam cada vez mais para os consumidores se tornarem mais exigentes.O cliente agora é o cara que consome, e mais do isto,é o cara  formador de opinião,ele opina, e na maioria das vezes na rede , (web),para o mundo inteiro, entretanto a imagem da empresa deve estar sem mancha,o consumidor é o cara que destrói uma empresa quando a mesma tem uma imagem queimada, e constroem quando a mesma está excedendo as suas expectativas.
A concorrência está aumentando cada vez mais,o preço está competitivo,durabilidade e qualidade é uma obrigação de todas as  empresas,o mercado está flexível de mais, é hora de agir rápido, decidir rápido, inovar rápido,atender o cliente rápido, entregar o produto rápido, fidelizar o cliente rápido.A vida está muito corrida, a informação está muito rápida, a empresa tem que convencer o cliente a comprar o mais rápido possível, o cliente está sem tempo para decidir, e está mais exigente.
Eu falei que a empresa deve “ouvir o consumidor”, “a informação está rápida”, então como será a forma de lidar com estas velocidades,(distribuir folhetinhos com perguntas para o consumidor responder manual é coisa do passado, é hora de mudar a forma de saber o que o consumidor está falando, ou o que ele quer), para lidar com estes aspectos é preciso agir com intuição, ouvir o consumidor na hora e no momento que ele está falando, como nas redes sociais, é preciso estar lá para saber o que o cara está falando da sua empresa e/ ou produto.È chato ficar enchendo o saco destes empresários mas vou continuar falando, a maioria das empresas de pequeno porte não tem uma plataforma na Web,deste jeito o cara vai ficar  para traz mesmo, a geração Y chegou arrebentando, o cara já nasce com um computador na cabeça, como você vai vender para estes caras se você não fala a língua deles? Para atingir um público qualquer é imprescindível falar a língua deles, caso contrário é serviço perdido.

Eu gosto de receber a opinião e o complemento do leitor, deixe seu comentário de contribuição abaixo.

obrigado.

7 comentários:

  1. Olá, Marcos!
    Resumindo: O consumidor é a parte mais importante de tudo a que se envolve um produto para vender, nao? Está correto! Nos dias de hoje o pessoal quer tudo muito rápido graças as inovações tecnológicas que possibilitam que as informações chegue mais rápidas aos olhos e ouvidos de quem tem um "computador" na cabeça.
    Belo post, meu amigo!
    bjinhus

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  2. As empresas tem que ter uma preocupação muita grande em produzir bens de qualidade e valor acessível, pois a concorrência não é mais local, o consumidor procura em todas as frentes os produtos e compra onde for mais favorável.
    VivercomSaúde

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  3. Vou recorer a um ditado popular para iniciar meu comentário:
    "Para falar bem, aparecem poucos, mas para falar mal, aparecem muitos".
    Muitos consumidores, ficam satisfeitos com determinado produto/serviço e nem comentam com outras pessoas, mas se este mesmo consumidor ficar descontente, todos os seus contatos ficarão sabendo o mais rápido possível.
    Outro fator a se preocupar é o acesso rápido e fácil aoa artigos importados, que apesar de nem sempre ter a mesma qualidade, muitas veses tem um apelo de marketing muito mais expressivo.
    Mas, quando uma empresa une qualidade, distribuição eficiênte e marketing de bom impacto, vemos como resultado, o que aconteceu com as esponjas de aço da Assolan, que superou e ainda supera as vendas de sua concorrente Bom-Bril, que já era lider de mercado e que tem a mesma qualidade.
    Também pode-se apelar para as novidades, como o Ipod, mas se não houver continuidade de bons serviços, toda a estratégia poderá virar um grande prejuizo.
    Em relação ao itém, ouvir o consumidor, onde trabalho, foi destacada uma equipe que fica on-line o tempo todo, acompanhando foruns e redes sociais, afim de acompanhar em tempo real o que os internautas estão falando sobre o produto. Tem dados ótimos resultados.
    Agora só falta o consumidor nacional aprender a ter esta mesma exigência em relação aos políticos que elege.
    Um grande abraço
    Giba

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  4. Ainda tem o velho problema com atendimento via telefone, isso é deprimente, ninguem pode perder tempo absurdo na espera de um resultado. Eu vejo que muitas empresas se preocupam sim em apresentar bons serviços, mas algumas precisam se adequar melhor quando lidam via chat ou telefone.
    Sua matéria está muito boa. Bom domingo!

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  5. Olá!

    Quem compra e paga por determinado objeto, produto ou serviços tem o direito de, além de ser bem atendido, ficar contente com o negócio feito.

    Abraços

    Francisco Castro

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  6. Olá,

    Eu como consumidora, tenho hábito de escolher bem. Quero sempre o melhor por um preço mais reduzido. E vou em busca do produto com essas características nem que eu tenha que andar mais.

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  7. É ,esse é o nosso mundao cada vez mais moderno onde as empresas lutam em busca de um espaço maior ,em busca de sobrevivencia no meio de muitos concorrentes fortes que estão se vendo obrigados a evoluir em todos os sentidos,com:
    Melhores preços,qualidade nos produtos e no atendimento.
    Isso tudo é ótimo pra nós,consumidores,que precisamos estar atentos aos nossos direitos sempre.

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