quarta-feira, 21 de março de 2012

Quando o ser humano atinge seu nível de incompetência

Hoje eu li um pequeno artigo sobre o nível de incompetência   e resolvi postar aqui a minha visão sobre o assunto. Trata-se de pessoas que buscam e alcançam algo que está fora de seu controle.
Acho que o problema está nas decisões, escolhas e até mesmo no sistema em que vivemos, não podemos ir para onde o vento sopra, nem ir atrás de uma profissão apenas pelo dinheiro  e também não podemos deixar que as coisas nos sobrepoem, ou seja, devemos estar sempre no controle, influenciando as coisas e direcionando-as.
O que devemos fazer é buscar algo que estejamos preparados para assumir, não adianta dar um passo mais longo do que nossa capacidade, se isto acontecer, com certeza iremos sofrer as consequências no dia de amanhã.
Eu particularmente, por acompanhar os acontecimento de nossa realidade, principalmente empresarial, vejo que muitas pessoas estão no lugar errado, no cargo errado, fazendo errado, prejudicando-se e prejudicando os outros.
Não sei se todos que estão lendo este artigo já trabalharam e/ou conviveram no dia-a-dia com pessoas que não estão preparadas para exercer a função que exercem, transparecendo insegurança, incapacidade, deixando a desejar até nas coisas mínimas, deixando de agregar valor a própria empresa e ao próximo também.
Como diz o princípio de Peter, em Administração "Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência." Quando o trabalhador chega no seu nível de incompetência, ele simplesmente deixa o barco naufragar, o estresse toma conta de seu ser e ele acaba não produzindo nem o suficiente para se manter na empresa.
Pouco tempo atrás,  eu presenciei dois casos de pessoas que se depararam em uma situação em que preferiram a demissão, não conseguiram mais permanecer na empresa em que trabalhavam, atingiram seu nível de incompetência e foram embora.Outro caso de conhecimento meu, foi que uma determinada empresa promoveu seu melhor funcionário para uma área que o mesmo não dominava, como não é habitual voltar o funcionário ao cargo anterior, a empresa simplesmente teve que demiti-lo.
É importante trabalhar onde somos competentes, assim o estresse não nos atormenta, temos capacidade de buscar conhecimento e de fazer o melhor que podemos para a empresa e consequentemente crescermos juntos.

Sites visitados:
www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_de_Peter.

4 comentários:

  1. Amigo marcos, até falei em um post meu, já carreguei pedra nas costas das 6 as 6, já trabalhei em muitos serviços braçais até chegar a um cargo de tesoureiro, mas nunca escolhi o trabalho, e sempre fiz qualquer um com gosto.
    Aprendi a gostar do que fazia, e fazia dando o meu melhor, sempre produzindo mais e me destacando.
    Não se pode só fazer o que gosta, mas gostar do que faz e dar o máximo de si, fazer com paixão e com prazer seja o que for, só assim se consegue sucesso!
    Grande abraço meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo! Eu sempre trabalhei em grandes empresas, mas na maioria das vezes não concordando com várias coisas, entre elas a incompetência de alguns líderes, mas eles eram muito competentes sim, na política para crescer na empresa, tecnicamente fracos mas perfeitos puxa-sacos.

    Já fazem dez anos que trabalho com que gosto e como gosto e não troco isso por nada, por mais provações que passei no início, nunca desisti, e recomendo a todos que busquem suas competências que a recompensa é certa.

    Aproveito para divulgar meu livro grátis (ebook) Marketing & Criatividade Casos Práticos que podem baixar no site gruposupera.com.br
    abs.
    lorenzo busato

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu artigo,acredito que a pessoa certa e quando digo isso é no sentido de que essa pessoa ama o que faz é colocada na função que gosta a produtividade é certa. Quantas vezes temos presenciado pessoas que estão na função só pelo dinheiro e quando alguém trabalha com essa visão,a função é a pior não pela função, mas por ela não gostar e ai ela sofre e quem esta perto também.

    Muito obrigada por sua visita ao Vivendo pela palavra e por esta seguindo. Seja sempre bem-vindo.

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  4. QUE TEXTO MAIS RICO, MARAVILHA!!!
    O DESPREPARO O RELACHO É COMPLICADO

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo, o seu ponto de vista é muito importante, lebre-se ao debater um assunto sempre aprendemos mais.

Aleixo files administration

Obrigado pela visita, deixa seus comentários,assim compartilharemos o mais puro conhecimento. volte sempre.