segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Seus funcionários conhecem sua empresa?



O principal aspecto que devemos avaliar antes de abrirmos uma empresa é: para que serve o produto que vamos fabricar? Qual problema iremos resolver para os nossos clientes? Muitas empresas não prosperam porque não tem, ou não se preocupa com o foco principal que é o cliente. Todas as empresas tem que trabalhar focado no cliente, e atender da melhor maneira as necessidades dos clientes, caso contrário meu amigo você vai entrar na lista das empresas falidas que são muitas.
Eu estava em uma loja e me deparei com uma situação ridícula, onde um cliente que olhava um produto e estava intencionado a comprar,  ele tentou negociar, mas não conseguiu devido ao preço que era alto,  a vendedora não deu o desconto que ele queria, ouve escândalo e estresse do cliente, mas  a vendedora era calma, inteligente e não alterou . Um suposto cliente falou a seguinte frase, se fosse  eu mandava este cliente ir catar coquinho, a vendedora respondeu , a minha empresa é para atender o cliente, temos um limite de preço para negociarmos, em momento algum eu apelo com os clientes, porque são eles o meio pelo qual estou aqui trabalhando.
Para onde vamos? A vendedora sabia que se alterasse com o cliente era ela que perderia, um cliente insatisfeito pode desencaminhar vários de uma futura compra na empresa. É importante saber para onde a empresa está indo, assim eliminamos erros que podem influenciar negativamente a empresa. A comunicação é um dos fatores chaves para o crescimento de uma organização, assim como a vendedora, todos da empresa precisa saber o foco, ter em mente as regras e os limites, isto é feito através de treinamentos; O gestor precisa colocar metas na empresa, e divulgá-las para os funcionários , cada funcionário precisa saber de co todas as metas da empresa.
Onde estamos? O nosso trabalho está progredindo? O que precisamos fazer para alcançar  as metas e alavancar a produção? Os seu  funcionários tem estás resposta na ponta da língua? Se não tem, você já está atrasado demais e sua empresa está na direção de um abismo.

Deixa seus comentários abaixo: Juntos aprendemos mais.
abraço.


6 comentários:

  1. Olá,
    Trabalho na área de gestão da educação e acredito também, que sem metas bem estruturadas e objetivos claros não se chega a lugar algum.
    Abraços
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Verdade amigão!
    Se tem metas mas elas não estão claras para os
    funcionários também não adianta.O funcionário precisa saber para melhor desempenhar o trabalho.
    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Aleixo...
    Tbem concordo com seus pontos de vista,mas embora essa idéia de saber tratar um cliente,de os funcionários saberem da importância do pré e pós vendas,pois isso é ensinado em qualquer cursinho básico de vendas,mas mesmo assim, na prática, o que vemos quase todas as vezes que enfrentamos são falhas grosseiras no atendimento aos que são a razão de um comercio existir...seus clientes.E aquilo que vc falou, de que 1 cliente satisfeito fala pra outros 3, mas 1 cliente insatisfeito,fala para outros 10...Eu mesmo sou um destes que confirmo esta estatística,ok??? Em meu trabalho de atendimento a meus pacientes,invisto nesta filosofia de marketing,tanto é que para mim,ao longo de mais de 20 anos de consultoria e atendimento,minha maior publicidade é a que meus clientes fazem de boca a boca...Maiores informações sobre meu trabalho: www.projetoplatano.com.br Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Professor Sergio!
    obrigado pelas palavras, vou da uma olhada
    lá abraço.

    ResponderExcluir
  5. Valeu edomar pelo comentário, juntos aprendemos mais.como vc mesmo disse o que vemos é "falha grosseiras"; "qualquer cursinho de venda fala isso", mas as empresas estão quebrando por falta de sabedoria. Eu mesmo sou completamente contra vendedor estressado,ignorante, acho que os vendedores tem que ter sabedoria e treino, o cara tem que estudar,tem que olhar primeiramente o fundamento pelo qual está ali trabalhando.
    volte sempre abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo, o seu ponto de vista é muito importante, lebre-se ao debater um assunto sempre aprendemos mais.

Aleixo files administration

Obrigado pela visita, deixa seus comentários,assim compartilharemos o mais puro conhecimento. volte sempre.