sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ergonomia uma forma correta de trabalhar

Um conjunto de ciência e tecnologia, que tem  como objetivo principal adequar a postura do ser humana de acordo com as práticas correta de trabalho, trabalha a prevenção de acidentes e/ ou qualquer outro fator de acontecimento não desejado para integridade física, mental e psicológica do ser humano.
É conveniente que em cada empresa tenha ergonomistas capacitados para orientar os funcionários que comportam de forma inadequada, uma pessoa muda seu comportamento de acordo com o aprendizado adquirido sobre algo, ninguém adota práticas corretas se não souber porque deve e o risco que está sujeito se não adotar, portanto ergonomia é um assunto a ser explanado sobre os funcionários.
A ergonomia colabora com a eficiência humana, quando uma pessoa trabalha de uma maneira correta ela produz mais e por vez  conserva a saúde. 
Tipos de Ergonomia:
Física: trabalha a carga física e psicológica do ser humano.
Cognitiva: trata-se de processo mentais.
Organizacional: trabalha a otimização dos sistemas sócio-técnicos.
Para evitar danos físicos é importante seguir as instruções ergonômicas, a empresa que adota medidas corretas de trabalho tem sempre bons resultados, além de  promover ao empregado o bem estar, segurança, ela zela do seu próprio patrimônio, uma vez que um trabalho executado errado pode danificar os equipamentos e pessoas trabalhando errado aumenta os custos com saúde por afastamento, remédios etc.
Problemas sérios que podem ser resultados de posturas erradas no local de trabalho, veja a imagem abaixo.
como que um funcionários com problemas de saúde axecuta uma atividade dentro do tempo calculado, eficiencia = capacidade? O melhor caminho é prevenir o mal antes que o mesmo aconteça e consigo traga uma série de absurdas de conseqüências.
É claro que muitas das organizações já tem adotado uma cultura de práticas corretas, mas existem uma quantidade muito maior que nem pensa nisso.
O objetivo desde artigo é lembrar aos leitores que o mal existe, mas podem ser evitado, basta um pouco de atenção e esforços para  fazer a coisa certa.
Vai aqui algumas práticas muitos existentes que são um arraso para as empresas e contribuintes:
rítimo acelerado de trabalho, serviços repetitivos e automatizados onde o ser humano necessita atender a demanda das máquinas, trabalho hierarquizado onde há excesso de pressão sobre o contribuinte, número inadequado de funcionários, onde necessita de cinco coloca três, jornadas prolongadas de trabalho, falta de pausa durante o expediente de trabalho, equipamento defeituoso.
Assim como tem os comportamentos que danificam o corpo, tem também as formas de prevenções, são muitos os tipos de práticas que precisam ser adotadas na vida diária. Fazendo exercícios físico diários tem a possibilidade de reduzir a zero os índices de doenças que os funcionários estejam sujeito.
São fatores que dependem exclusivamente da empresa e funcionários.

Vamos fazer certo da primeira vez?




Artigo baseado em pesquisa onde foi utilizado o buscador: google.com.br.


2 comentários:

  1. Belo post!

    As vezes, nós que ficamos horas em frente ao computador esquecemos de cuidados básicos, como a postura e os alongamentos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo, o seu ponto de vista é muito importante, lebre-se ao debater um assunto sempre aprendemos mais.

Aleixo files administration

Obrigado pela visita, deixa seus comentários,assim compartilharemos o mais puro conhecimento. volte sempre.