sábado, 4 de dezembro de 2010

Just in time inovar reduzindo os desperdícios

Uma filosofia e um método para controle das operações, que implica numa mudança radical em relação a prática tradicional de produção. É uma forma de organizar a produção de  bens e serviços fazendo cada operação no tempo exato calculado a ela. Produzir somente o necessário para atender a demanda, zero estoque e  zero perda; é necessário ter eficiência total nas operações.
O controle Just In Time(JIT) visa atender a demanda de produtos e serviços com perfeita qualidade e sem desperdícios de tempo, materiais, espaço físico e mão-de-obra. É uma forma de simplificar os processos, contando com o envolvimento do trabalho em equipe de todos os colaboradores da empresa.


A prática tradicional de produção com suas vantagens e   desvantagens:


Vantagens: No processo em si á separação entre um processo e outro, prezando que, se houver um imprevisto (uma quebra de ferramenta etc) no processo A, por exemplo , o processo B e C não será atingido devido há um armazenamento de peças entre os processos.
Desvantagens: O processo é ineficiente uma vez que o estoque de matéria prima parada  é prejuízo. Se um empresário compra a matéria prima avista, e deixa estocado dentro da fábrica, melhor seria se ele tivesse invertido o dinheiro em algum  fundo e/ou algo  que trouxesse um retorno, do que deixar o dinheiro parado em matérias primas no estoque.


A prática (JIT) também tem suas vantagens e desvantagens:


Vantagens: o processo é eficiente, simplificado, busca atender somente os pedidos, não existe estoques,(dinheiro parado em matérias primas) usa a mão-de-obra compatível com o processo.
Desvantagens: Se houver algo indesejado uma quebra de ferramenta, o cliente corre o risco de ter que esperar pelo produto, a imagem da empresa pode ser apresentada a sociedade de forma negativa.
Ninguém quer perder  dinheiro e sim ganhar, segundo esta análise feita sobre os dois processos, é viável dizer que, quanto mais eficiente for um processo mais retorno ele trará, máquinas são feitas para produzir, todas elas tem um ciclo de capacidade total de produção (capacidade de produção por hora), esse tempo deve ser usado para produzir e não para   deixar-las  parada e /ou com produção abaixo do ciclo calculado.
A mão-de-obra também tem seu limite de capacidade a ser calculado, quando contratamos uma pessoa obviamente temos uma necessidade para tal, e pessoas paradas dentro da empresa é uma legítima perda.
O (JIT) requer auto desempenho em todos os fatores envolvido na empresa, a qualidade tem que ser ótima, erros na produção podem causar danos em relação a empresa e cliente, aumentar desperdícios devido retrabalho, refugos etc.
A mão-de-obra e máquinas devem alcançar uma produção de 100% salvando em casos onde deve ser feito o set-up /  troca de tipo(modelo), ou seja tipos de equipamentos para peças diferentes entre outros, estes tempos também deve ser levado em consideração.
Os equipamentos e mão-de-obra precisam ser confiáveis, os custo devem ser reduzidos, custo e meta é calculado somente em atividades que agregam valor.
No (JIT) utiliza-se a capacidade, a produção extra ou além da capacidade, vai para os estoques, e não há vantagem em produzir peças para mantê-las nos estoques.
Fazer bem as coisas simples, fazê-las cada vez melhor e eliminar todos os desperdícios em cada passo do processo (Provérbios Japoneses).
As práticas do (JIT) da autonomia aos funcionários da empresa e torna a empresa dependentes de suas ações,(...)a habilidade  dos contribuintes da organização de alavancar seus próprios interesses é ampliada. O (JIT) só será eficiente quando uma empresa envolve todos os seus contribuintes no mesmo foco, seus fornecedores devem adotar as mesmas práticas, para evitar perdas correspondentes a terceiros integrados.
Para tornar um processo eficiente não é da noite para o dia, é preciso tempo e planejamento, primeiro é necessário saber onde a empresa está e onde ela quer chegar, e desenvolver um projeto, estabelecer metas, transformá-las em números para ficar fácil de medir e analisar.
Estabelecendo este processo o próximo passo é partir para o trabalho, buscando a todo tempo identificar perdas, produzir além da  necessidade é uma das maiores fontes de desperdícios; eficiência máquina e eficiências mão-de-obra tem que ser transformados em números para melhor eliminar as perdas; movimentação de materiais na empresa não agregam valor, mudanças no arranjo físico aproximando a matéria prima da máquina pode resolver este problema; todas fontes de desperdícios no processo dever ser eliminadas; somente pode reduzir os estoques altos pela eliminação de suas causas; os funcionários podem apresentar ocupado mas em algumas vezes nada está acrescentando no processo, simplificar o processo é uma forma de evitar estes problemas; Os problemas de qualidade deve ser resolvido pela causa raiz (resumo dos setes tipos de desperdícios identificado pela Toyota).
A cultura da empresa deve está focada nos objetivos, funcionários precisam ser treinados, cobrados e valorizados, os integrantes de cada equipe devem ser encorajados a tomar decisões, a participar de todos os processos de melhorias, e propor soluções de problemas, ninguém melhor do que o praticante de um processo para propor melhorias no mesmo.
Enfim, o mercado em si está cada vez mais disputado, existem uma série de empresas com as pernas bambas, isto só pode ser melhorado se a empresa adotar novas práticas, novos projetos, novos meios, novas estratégias, é preciso inovar, mudar.

Artigos baseado no livro Administração da produção/ 2° edição/ autor:Slack, Nigel/ Editora: Atlas. 

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